Blog

25 de outubro de 2017

Fisiculturismo feminino: compreendendo a mudança da composição corporal

Por Nutricionista Zane Braga, Consultora científica e Nutricionista do #TeamInnovation

Já foi o tempo em que, para reduzir o peso corporal, as mulheres priorizavam os exercícios aeróbios. Prática esta que se devia ao fato que acreditavam que, ao fazer exercícios com peso, ficariam com o aspecto de um corpo masculinizado e também não haveria a redução da gordura localizada ao praticarem treinamento resistido.


Por isso, compreender que o peso corporal total não é indicativo da composição de gordura e massa magra de um indivíduo é fundamental para elaborar um planejamento alimentar para o atleta ou desportista. Sabendo, portanto, que a relação da proporção gordura e massa magra deve estar em níveis adequados, sendo este um fator importante tanto para a saúde quanto para a estética.


A questão é que a gordura corporal não representa peso, mas, sim, volume. Basta compararmos um quilo de gordura com um quilo de músculos que facilmente veremos essa diferença. Então, ficar mais pesada devido à prática de exercícios de força pode significar estar com uma melhor performance.


 


FISICULTURISMO – BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DA MULHER


É neste contexto que observamos que nos dias de hoje a popularização do fisiculturismo um número cada vez maior de atletas do sexo feminino, com seus corpos esculpidos com pesos, passaram a ser desejo e inspiração para tantas outras mulheres. Estas, mesmo que não sejam atletas, vêm buscando com a prática da musculação um perfil atlético motivado pelas fisiculturistas.


Dessa forma, muitas mulheres exibem atualmente corpos mais pesados, fortes, com uma composição corporal maior em massa muscular e menor em percentual de gordura, proporcionado pelo treinamento de força em conjunto com dietas elaboradas ao objetivo de cada uma.


Este novo comportamento vai muito além das questões estéticas. Pois, especialmente para as mulheres, praticar exercícios resistidos se mostra necessário em virtude de sofrerem com a perda de massa magra e a redução da força, que ocorre devido à diminuição da capacidade física provocada pelo envelhecimento. E, esta é a melhor contribuição do fisiculturismo para as mulheres, a sua influência positiva tanto na saúde quanto na aptidão física.


 


TREINAMENTOS IGUAIS, OBJETIVOS DIFERENTES


No que se refere ao treinamento muscular, tanto para os homens quanto para as mulheres, os fundamentos são similares, embora as mulheres tenham objetivos diferentes. Enquanto elas desejam apenas tonificar os músculos superiores, por exemplo, dos tríceps, bíceps, peitorais e dorsais, eles normalmente desejam desenvolver o maior volume nestes mesmos grupos. Portanto, isso não se reflete na escolha dos exercícios para ambos, pois serão os mesmos, independente do caso.


Já o plano alimentar para as mulheres precisará de adequação de quantidade calórica, de substratos, e de nutrientes específicos. O corpo da mulher responde de forma diferente ao do homem, devido a fatores hormonais e genéticos, o que requer constantes ajustes da dieta e do treinamento para o objetivo final.


Um corpo feminino treinado com pesos seguindo as técnicas do fisiculturismo e aliado à dedicação ao planejamento dietético não irão deixar as mulheres com aspectos masculinos, mas, sim, com uma forma física esteticamente bonita, construída de maneira saudável e favorecendo a melhor qualidade de vida.


 


 


 


 


Por


Zane Braga


Nutricionista - CRN4 10100147


Especializada em Nutrição Esportiva


Especializada em Terapia Nutricional


Especializada em Estética e em Cosmetologia


Consultora Científica Atlhetica Nutrition


facebook/ZaneBragaNutricionista


instagran@zanebraga


Atleta - categoria Women’s Physique


- Tricampeã Estadual


- 3º Lugar Arnold Classic Brasil 2016


*****


 


 


As mulheres que praticam esportes podem se beneficiar com produtos feitos especialmente para o público feminino. Conheça a linha ELLA.


 


 


 


 



ATLHETICANUTRITIONsocial

siga no
instagram

siga no
Google+

curta no
Facebook

siga no
twitter

acompanhe
no youtube

CENTRAL DE ATENDIMENTO
0800 772 0588
ENCONTRE O QUE PROCURA BUSCAR
©2017 Atlhetica Nutrition. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por R. R. Pereira