Blog

11 de setembro de 2017

Assista em Atlhetica Channel: Suplementação na Terceira Idade, pelo médico Dr. Felipe Pereira.

Por Atlhetica Nutrition,

O MÉDICO DR. FELIPE PEREIRA FALA DOS BENEFÍCIOS DA SUPLEMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE NO Atlhetica Channel.


 


 


O uso de suplementos alimentares em pacientes de idade mais avançada ainda é um assunto cercado de alguns tabus. Um questionamento muito comum no dia a dia é sobre a segurança e aplicabilidade dos mesmos nesta faixa etária, já que a administração de suplementos alimentares é muito mais difundida dentro do contexto do exercício e do esporte, levando a uma conclusão equivocada de que seriam voltados apenas para o rendimento esportivo propriamente dito.


 


PROTEÍNAS DA CARNE, ERVILHA, ARROZ


As proteínas em pó (soro do leite – whey protein, isolada da carne, ervilha, arroz) podem ter uma aplicabilidade importante para complementar o aporte de proteínas necessário ao indivíduo, seja por alguma situação patológica que comprometa uma adequada digestibilidade e/ou deglutição de determinados alimentos sólidos, ou até mesmo pela falta de apetite que tipicamente ocorre em alguns destes pacientes. É importante frisar a presença da resistência anabólica típica do envelhecimento, gerando uma necessidade maior de aporte proteico para estes indivíduos, além do tradicional para um adulto saudável. Sabemos a importância de se manter uma boa síntese proteica e consequente massa muscular como ferramenta de saúde e funcionalidade do idoso, minimizando ao máximo um processo de sarcopenia (perda de força e massa muscular relacionada ao envelhecimento) além do usual.


 


CREATINA: AÇÃO NAS FIBRAS MUSCULARES


A creatina é outra substância muito popular no contexto da performance esportiva, porém tem sido cada vez mais evidenciada sua aplicabilidade em portadores de doenças metabólicas (como o diabetes), patologias cardiovasculares e neurodegenerativas (como o Alzheimer), além do seu uso como apoio ao processo de manutenção e ganho de massa muscular no paciente idoso, especialmente por sua ação nas fibras musculares tipo II, que costumeiramente sofrem atrofia gradual no envelhecimento.


 


ÔMEGA 3: REGULAÇÃO INFLAMATÓRIA


O uso do ômega 3 também tem seu papel na manutenção do equilíbrio com o ômega 6 (pró-inflamatório) e regulação inflamatória como um todo, evitando ou atuando em um quadro de inflamação crônica subclínica, reconhecidamente um substrato fisiopatológico para diversas doenças crônicas que acometem de modo cada vez mais dominante a população atual (câncer, diabetes, doença coronariana aguda, etc).


 


VITAMINAS E MINERAIS: SUPRINDO AS DEFICIÊNCIAS


Além disso, lançar mão do uso de vitaminas e minerais isolados de modo pontual pode ser bem interessante, como exemplo o magnésio, fundamental em diversas reações bioquímicas do corpo humano e frequentemente em deficiência nos pacientes de idade mais avançada; e a vitamina D, hoje correlacionada desde processos autoimunes, desempenho esportivo e status hormonal.


Sendo assim, o uso dos suplementos alimentares citados anteriormente, dentre outros, pode ter um importante papel no manejo global da saúde do paciente de qualquer idade e do processo de envelhecimento, o qual vem ocorrendo de forma cada vez mais malsucedida dentro da sociedade atual, pela predominância de hábitos inadequados de alimentação, tabagismo, estresse e inatividade física. É importante frisar que a alimentação deve compor a base de todo o processo, e o uso de qualquer substância deve ser um passo adicional, feito mediante orientação profissional adequada diante de uma real necessidade do paciente.


 


Por


Felipe Pereira


Médico - CRM-SP 171172


Médico do Esporte formado pela Residência Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)


Membro Efetivo do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM)


Pós graduado em Nutrologia


Consultor Científico Atlhetica Nutrition


www.atlheticanutrition.com.br


felipepcsouza@gmail.com


 


Assista no Atlhetica Channel:


https://www.youtube.com/watch?v=DhAPOxREZmk


 


*****


 


 



ATLHETICANUTRITIONsocial

siga no
instagram

siga no
Google+

curta no
Facebook

siga no
twitter

acompanhe
no youtube

CENTRAL DE ATENDIMENTO
0800 772 0588
ENCONTRE O QUE PROCURA BUSCAR
©2017 Atlhetica Nutrition. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por R. R. Pereira