Suplementos para o cérebro.

Sabemos hoje os benefícios que uma nutrição e suplementação adequadas podem trazer para nossa saúde. Um sono adequado, intestino funcionando perfeitamente, prevenção de doenças crônicas, imunidade fortalecida, além de energia e bem estar para desempenhar as tarefas diárias, são apenas alguns desses benefícios. As pessoas deveriam se conscientizar disso de maneira mais sólida, pois o que observo em todos meus anos de atuação profissional, é uma busca por mudança de hábitos muito mais pelo apelo estético, do que pelos demais fatores. Posso assegurar, que músculos fortes com um baixo percentual de gordura corporal é apenas um dos pequenos benefícios que a nutrição pode fazer por você. Outro grande benefício, não tão divulgado, é a potencialização da cognição.

Só de mudar os hábitos alimentares, escolhendo melhores alimentos fonte de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais, qualquer pessoa já veria benefícios quanto à concentração, raciocínio, memória e disposição para exercer suas atividades intelectuais. Além disso, hoje temos estudos muito sólidos a respeito de substâncias que podem, além de prevenir doenças neuro-degenerativas, como o mal de Alzheimer, potencializar a capacidade cognitiva. Algumas dessas substâncias tem sido utilizadas há anos com o intuito de melhorar a performance no exercício. Entre elas podemos citar a creatina, beta-alanina e a L-carnitina. Em se tratando da creatina, a cada ano temos mais estudos interessantes mostrando sua ação na proteção cerebral, sendo uma suplementação muito indicada para pessoas com mais de 60 anos. Resveratrol, pycnogenol e curmina, conhecidos por sua capacidade antioxidante, também apresentam ótimos efeitos para reduzir o declínio da resposta cognitiva que naturalmente acontece com o envelhecimento.

Fosfatidilserina, ginseng, Rhodiola Rosea, Alpha GPC, citicolina, vimpocetina, ashwagandha, hyperzine A são outras substâncias que, por seus efeitos como adaptogênicos ou como potencializadores colinérgicos, também podem ser utilizadas com esse intuito. Algumas delas, como no caso da Rhodiola Rosea, já são utilizadas há muitos anos. Inclusive, existem relatos do seu uso por pilotos de caças russos na Segunda Guerra Mundial para melhorar seus níveis de concentração. Portanto, vocês já devem imaginar que essas substâncias podem ser muito úteis quando utilizadas antes de uma sessão de treinamento.

 

SUPLEMENTOS PARA O CÉREBRO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS COGNITIVAS

Quando surgiram as primeiras fórmulas pré-treino na indústria de suplementação alimentar, essas continham basicamente estimulantes, sendo a cafeína, o principal ingrediente. Mas, em se tratando de exercícios intensos, como o aumento da frequência cardíaca gerada pelo próprio exercício, é potencializado pela suplementação com cafeína, a sensação de desconforto e até mesmo perda de performance era comum. Sem contar o grande número de pessoas que não possuem uma boa metabolização para a cafeína ou então sentem seu sono prejudicado quando o treinamento acontece no período noturno. Essas dificuldades acabaram com a introdução dessas substâncias adaptogências e pontencializadores colinérgicos nessas fórmulas. Se utilizados na correta combinação e posologia, é nítido o aumento na concentração e foco no exercício, sem afetar a frequência cardíaca. Em situações onde o exercício é feito no período noturno, torna-se uma ótima opção para não ter prejuízos no sono. Pessoas que antes não podiam ter o benefício de uma suplementação pré-treino por serem intolerantes à cafeína, passaram a ter mais opções para sua suplementação.

Hoje com o avanço dos testes genéticos, existem alguns específicos para avaliarem nosso potencial de risco para desenvolver o mal de Alzheimer. Caso se detecte um risco intermediário ou elevado, sugiro que uma suplementação crônica dessas substâncias já seja introduzida o quanto antes com o intuito preventivo. Utilizar diariamente creatina também pode ser uma ótima medida.

Mas, venho deixar um alerta. Assim como muitas pessoas tornam-se dependentes da suplementação com cafeína para tudo, o mesmo risco ocorre com essas substâncias. Minha sugestão para pessoas jovens que desejam potencializar sua capacidade cognitiva nos estudos/trabalhos e também no treinamento, é organizar um protocolo de acordo com a intensidade do dia profissional e do dia de treino. Por exemplo, um dia tranquilo de trabalhos ou estudos, não vejo necessidade de uso. Um dia com demanda de trabalho ou estudo intermediário, faça uma suplementação mais leve, deixando algo mais elaborado para um momento importante, como para escrever um texto mais complexo, apresentar um trabalho ou palestrar, estudar para uma prova importante. Em se tratando do exercício, mesma coisa. Use algo mais elaborado para os dias de treinamento mais importantes. E como vou saber o que é uma suplementação leve ou mais elaborada? Vou deixar um guia bem simples para vocês terem como ponto de partida.

Alpha GPC: 300 – 600 mg

Rhodiola Rosea: 300 – 600 mg

DPC-choline: 500 – 1000 mg

Ginseng: 200 – 400 mg

Uma formulação leve, seria escolher apenas uma dessas substâncias e utilizar uma dosagem próxima do limite inferior, como por exemplo 500 mg de DPC-choline. Uma formulação intermediária eu considero ou utilizar uma das substâncias em uma dosagem do limite superior ou combinar duas com dosagens próximas do limite inferior, como por exemplo, 400 mg de Ginseng ou então, 300 mg de Alpha GPC + 200 mg de Ginseng. Já um protocolo mais elaborado, eu considero combinar duas dessas substâncias, como por exemplo, Alpha GPC e Rhodiola Rosea e utiliza-las no limite superior.

Lembrando que esse artigo tem apenas o objetivo informativo. Para uma prescrição individualizada e de acordo com suas necessidades, procure sempre um profissional!

Por

Rodolfo Peres

Nutricionista Esportivo – CRN3 16389

Consultor científico Atlhetica Nutrition

Autor de livros

Palestrante

Facebook – /rodolfoperesnutricionista

Instagram – @nutricionistarodolfoperes

Snapchat – rodolfoperes1

www.rodolfoperes.com.br

*****

Veja as soluções da Atlhetica Nutrition:

L-CARNITINE 2300 – 480ML

CREATINA 100% PURE – 100G