O MCT, uma fonte de energia rápida, é a sigla utilizada para descrever os triglicerídeos de cadeia média. Normalmente, na nossa dieta consumimos basicamente ácidos graxos de cadeia longa que contém de 13 a 21 carbonos na sua cadeia principal. Os de cadeia curta são abaixo de 06 carbonos e os de cadeia média de 06 a 12 átomos de carbono. Os principais ácidos graxos de cadeia média são: C6 ácido capróico ou ácido hexanóico; C8 ácido caprílico ou octanóico; C10 ácido círico ou decanóico e o C12 ácido láurico ou dodenóico, sendo esse último o mais utilizado para produção do MCT.

A ideia para fonte de energia rápida do MCT é por conta da sua estrutura química ser menor que os LCT (triglicerídeo de cadeia longa). Sendo assim, a sua metabolização é facilitada fornecendo energia de forma mais rápida.

FONTE DE NUTRIÇÃO E ENERGIA RÁPIDA

A utilização do TCM/MCT vem sendo promissora no tratamento da desnutrição, bem como de pessoas com baixo peso, sendo uma grande fonte de energia, onde 1g fornece 9kcal. Ademais, a sua prescrição para pacientes com dificuldade em ganhar peso, e até mesmo no tratamento de crianças e adolescentes com dificuldade no desenvolvimento por uma alimentação inadequada por longa data, vem se mostrando muito bom.

Um trabalho dirigido por SILVA, 2012, submeteu 64 crianças desnutridas com déficit de crescimento, onde 32 delas, durante 12 semanas, receberam 12ml de TCM adicionais na dieta controle. Os resultados mostraram diferença significativa (p<0,001) para os índices A/I e CC, com incrementos estaturais.

SUPLEMENTO CLEAN LABEL

Outro grupo de pessoas que podem ter o mesmo benefício com a utilização de MCT são os portadores de HIV, quando já estão manifestando a AIDS. Esses pacientes necessitam de um grande aporte nutricional, e quando há esteatórreia, o TCM se mostra a fonte de gordura mais promissora e segura para complementação nutricional, associado com óleos de peixe, que melhoram a função imunológica do paciente, diminuindo assim a incidência de infecções, POLACOW et al, 2004.

O suplemento MCT é clean label, isto é, livre de corantes e aromas, não contém glúten e nem lactose, podendo ser consumido por pessoas celíacas ou intolerantes à lactose. Por ser em pó e livre de qualquer tipo de aroma e sabor, facilita a sua introdução em qualquer programa dietético, podendo ser adicionado em sucos e bebidas a gosto.

 

REFERÊNCIAS.

Polacow, V.O., Scagliusi, F.B., Furtado, L.C.M., Carré, M.L., Pereira, G.M., Avileis, C.G., Guidin, D., Souza, S.B., Marucci, F.N.. Alteração do estado nutricional e dietoterapia na infecção por HIV. Rev Bras Nutri Clin 2004; 19(2):79-85.

Sarni, R.O.S., Souza, F.I.S., Catherino, P., Kochi, C., Oliveira, F.L.C., Nobrega, F.J. Tratamento da desnutrição em crianças hospitalizadas em São Paulo. Rev Assoc Med Bras 2005; 51 (2): 106-120.

Dornelles, T.L.D., Wilasco, M.I.A., Hammes, T.O., Vieira, S.M.G., Goldani, H.A.S., Silveira, T.R. Terapia nutricional em crianças e adolescentes com cirrose: uma visão atual. Rev HCPA 2010; 30(2):140-152.

Silva, M.G.V. A importância do triglicerídeo de cadeia média na recuperação de déficit estatural atendidas no Centro de Recuperação e Educação Nutricional. 29/05/2012. Tese (mestrado em nutrição) – Faculdade de nutrição. Universidade Federal de Alagoas. 2012.

Rongrong, L., Jiangfeng, M., Kang, Y., Lilin, W. Dietary or enteral medium-chain triglyceride usage in a Chinese general hospital. Asia Pac J Clin Nutr, 24(3):387-393, 2015.

 

Nutricionista Geovanni Sampaio – Consultor Atlhetica Nutrition

Geovanni Sampaio

Nutricionista Esportivo-  CRN 6168

Treinador – CREF 000852-G

Consultor Científico Atlhetica Nutrition

Facebook.com/geo.sampaio.1

Instagram: @geotreinadornutricionista

 

Veja aqui as soluções da Atlhetica Nutrition.