O significado da expressão “clean label” está muito além da mera tradução das palavras para “rótulo claro”.

O aumento dos consumidores de bem-estar que primam pela alimentação saudável, atividade física e saúde mental, aumentou a demanda por produtos naturais e com maior transparência de informação sobre o método de produção e/ou preparo.

Na última década, o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis vem crescendo em ritmo acelerado. Pesquisas recentes apontam que no ano passado, houve aumento superior a 30% na venda de alimentos orgânicos e faturamento aproximado de 3 bilhões de Reais.

Em função desta movimentação, alimentos com compostos químicos estão em constante queda na preferência dos brasileiros. Além da busca por alimentos “mais saudáveis”, a dificuldade na interpretação do rótulo destes alimentos tem feito com que os consumidores busquem outras alternativas. São tantos nomes e siglas desconhecidas, em especial quando o assunto é alimentação infantil, que assustam os consumidores.

Por estarem mais atentos às embalagens, lendo e até mesmo estudando cada composto descrito no rótulo, os consumidores demonstram interesse por produtos na qual tenham como embalagem dizeres mais simples e claros, surgindo assim a tendência do “clean label”.

Mais do que dizeres simples em seus rótulos, os produtos “clean label” tendem a oferecer alimentos com menor quantidade de açúcar, livres de transgênicos, sem glúten, sem lactose e sem qualquer outra substância que possa ser alergênico, como corantes artificiais e aromas sintéticos, por exemplo.

Simples, transparente e com a filosofia de promover a saúde humana, alimentos que contenham embalagens “clean label”, tendem a continuar sendo preferência na mesa dos brasileiros, perpetuando-se no mercado tão competitivo quanto o da alimentação.

 

Por

Victor Silvestre

Nutricionista – CRN 41412

Formado pela Universidade de Franca-SP

Pós graduado em prescrição de fitoterápicos e suplementos alimentares

www.victorsilvestre.com.br

Palestrante Team Innovation

Consultor Científico da Atlhetica Nutrition

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*****

 

Author Profile

Victor Silvestre
Victor Silvestre
Nutricionista - CRN 41412
Formado pela Universidade de Franca-SP
Pós graduado em prescrição de fitoterápicos e suplementos alimentares
Palestrante Team Innovation
Consultor Científico da Atlhetica Nutrition